quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Semana da Língua Materna

Dia 21 de Fevereiro  é o dia INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA.

Como na nossa escola temos alunos que têm outras línguas maternas, no âmbito do projecto "Português para todos", decidimos celebrar a semana da língua materna com alguns trabalhinhos realizados pelos alunos do projecto.
Assim, no Polivalente da nossa escola está uma exposição dedicada à língua materna...

Os alunos estrangeiros na Alembrança


A Escola Básica 2º e 3º ciclo de Alembrança conta com 773 alunos do 5º ao 9ºano e frequentam o 1º ciclo 1070 alunos.

No ano lectivo 2009/2010, os nossos alunos da EB2/3 da Alembrança e das escolas do 1ºciclo, apresentavam uma grande heterogeneidade cultural e linguística e cerca de 30% da população escolar eram alunos estrangeiros ou cujos pais, ou pelo menos um deles, não tenham nacionalidade portuguesa.
A comunidade africana destacava-se na totalidade de alunos estrangeiros, seguida dos alunos brasileiros e por fim surgiam os alunos provenientes da Europa de Leste.

Actualmente, o português é a língua nacional de Portugal e do Brasil e língua oficial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Em Macau o português é considerado língua oficial, a par do chinês, por um período de cinquenta anos a partir da integração do território na China. Núcleos de emigrantes mantêm viva a língua portuguesa na América do Norte, na Austrália, em África e em diversos países da Europa, nomeadamente em França, no Luxemburgo e na Alemanha.

Espalhado por todos os continentes, o português é língua materna de cerca de 180 milhões de pessoas e ocupa o quinto lugar entre as línguas mais faladas do mundo.

Língua Materna é a língua através da qual a criança inicia a socialização e é a língua dos pais.

Língua Segunda é, geralmente, a língua oficial ou uma das mais reconhecidas, é necessária à participação na vida política e económica do país e pode ser, também, a língua usada na educação. Geralmente, esta língua é aprendida no meio envolvente, pois os seus aprendentes vivem em situação de imersão e necessitam de uma aprendizagem rápida para se integrarem na vida da comunidade.

Língua estrangeira é aprendida em contexto escolar e o seu ensino é, regra geral, feito por professores não nativos da língua e em contexto formal, visto que, é uma língua que não é falada no país onde está a ser aprendida.


Os alunos do 6ºE escreveram umas frases sobre a LÍNGUA MATERNA.

SOFIA REBOUÇO "A minha língua materna é o português. É a nossa primeira língua e é muito importante para mim."

DIOGO DOS ANJOS " A minha língua materna é o português. Para mim a língua materna é a língua que aprendemos em primeiro lugar; é importante para conseguirmos comunicar com as outras pessoas e para percebermos o que dizemos."

LUDIANE SOARES "A minha língua materna é o brasileiro. É uma língua muito importante porque permite-nos comunicar com os outros, expressarmo-nos. Eu tenho muito orgulho da minha língua materna."

GILSON TAVARES "A língua materna é a língua mãe. É com ela que começamos a dizer as primeiras palavras."

ESTER DUTRA "A minha língua materna é o português do Brasil. A língua materna é importante porque é a língua do país em que nascemos e é importante porque mostra que somos diferentes."

RITA ALVES "A minha língua materna é a portuguesa. Para mim a língua materna é a primeira língua que aprendemos, aquela com que dizemos as primeiras palavras."

ANDRÉ ALVES "A língua materna para mim é a a língua que as pessoas falam desde pequenos. A minha língua é o português porque nasci em Portugal e sempre me ensinaram a língua portuguesa."

Sem comentários:

Enviar um comentário