domingo, 13 de fevereiro de 2011

 A associação do dia de São Valentim com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

Valentim era um bispo que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que proibiu o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

No entanto, Valentim continuava a  celebrar casamentos. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam-lhe flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “O Seu Namorado” ou “Do seu Valentim”.
A data de sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera das festas anuais celebradas em Roma antiga em honra de Juno, a deusa da mulher e do matrimónio e de Pan, o deus da natureza.
O dia de São Valentim era, até há algumas décadas, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário