quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Autobiografias do 6ºE

Autobiografia da Rita Alves

Olá! Eu sou a Rita Carvalho Alves, nasci a 20702/1999 no Pragal, no Hospital Garcia da Horta.

A minha mãe chama-se Elisa Maria Pires de Carvalho Alves e tem 41 anos e o meu pai chama-se Mário João Pinto Alves e tem 43 anos.Sou filha única, mas sou feliz na mesma.
Quando era pequenina vivi no Laranjeiro, agora resido no Feijó, mais precisamente em Vale Flores.
Recordo-me de quando cheguei a Vale Flores fui para o infantário Janela Aberta, depois passei para o Tim Tim, de seguida fui para a escola Básica EB1/JI de Vale Flores e agora frequento a Alembrança.
Recordo plenamente a minha qurida professora do 1º ciclo ( professora Rosa).
Também já fui a vários países: Espanha e França.
Ainda não recebi nenhum prémio, só recebi uma medalha e também um diploma.
A minha vida tem sido como um parque de aventuras, onde eu tento sempre conquistar a meta.
Eu adoro a minha vida.
Obrigado, Rita Alves
**********************************************************************************
Autobiografia da Bruna Caeiro

Olá. Eu sou a Bruna nasci no hospital Garcia da Orta, no dia 21 de Setembro de 1999.
Eu sou filha de Rosária Pinto e Fernando Caeiro.
Tenho duas irmãs mais velhas do que eu .Moro no Laranjeiro com a minha família.
Eu estive na Maria Rosa Colaço e agora estou na Escola Básica 2/3 da Alembrança.Recordo que no 2º ano tive a professora Helena , e no 3º ano e no 4º ano tive a professora Rita Brito , dos meus colegas recordo-me de todos.
Eu já ganhei em certificado de participação.

Bruna Caeiro

********************************************************************************

Autobiografia do Diogo Anjos
Eu chamo-me Diogo Alexandre Fortes dos Anjos. Nasci no dia 2 de Março de 1999, em Almada, no Hospital Garcia de Orta.
A minha mãe chama-se Ana Paula Rodrigues Fortes e o meu pai Nelson Saul de Oliveira Conceição dos Anjos.
Eu moro na Rua Cidade da Beira.
Sou estudante na Escola Básica 2ºe 3ºciclos da Alembrança. Quando estou na escola gosto de jogar à bola, voleibol e ao campeão.
Gosto de comer arroz de pato, bacalhau espiritual e outras coisas.
Eu sou um rapaz sociável, faço amigos facilmente e, às vezes, sou bem comportado.
Uma das coisas mais importantes para mim foi conseguir passar para o 6ºano e ter ido com o meu pai para Inglaterra.
Diogo dos Anjos
********************************************************************************
Olá.Eu chamo-me Ana Margarida Nunes.Eu nasci a 5 de Janeiro de 1999 , em Almada no Hospital Carcia de Orta. Sou filha de Francisco António Simões Pereira Nunes e de Ana Paula Gonçalves Belo Pereira Nunes. Tenho uma irmã de 16 anos chamada Ana Catarina Belo Pereira Nunes.

Eu gosto de natação de ver televisão, jogar computador e ler. O livro que li e gostei muito foi "O diário de um banana".
Eu , quando tinha dois anos, morava por baixo da casa da minha avó.
Mas agora vivo na Estrada da Algazarra ,no Feijó

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Fábula O COELHO E O RATO


O Coelho e o Rato


Era um dia de Primavera, mas chovia a cântaros.

Um coelho saltitava pelos campos fora, à procura de um sítio para se abrigar da chuva. Foi então que viu uma ponte e foi abrigar-se debaixo dela. Quando lá chegou viu um ratito cheio de frio e constipado. O coelho com pena, decidiu abraçar o ratinho para aquecê-lo. O ratinho agradeceu e pediu-lhe um bocado de queijo, porque estava com fome! O coelhito disse que não tinha queijo, mas que ia tentar encontrar para os dois.
Assim,o coelho foi à cidade e descobriu uma queijaria, onde havia de todos os tipos queijos. Ele não tinha dinheiro, mas pediu um bocadinho de queijo ao dono, que lho deu de boa vontade.

O coelho voltou para perto do ratinho e deu-lhe o queijo. O ratito dividiu o seu bocado de queijo com o coelho e comeram os dois muito satisfeitos.

Moral da História: “Os amigos são para as ocasiões”
 
Elaborado pela turma do 5ºE

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A menina pobre

Era uma vez uma menina que era pobre e os seus pais estavam longe, ela vivia com a avó que era doente, a menina tratava da quinta, do gado, do cão, das galinhas, dos porcos e das cabras.
Um dia quando chegou das compras a avó tinha morrido, a menina ficou muito triste por ter perdido a avó e por ficar sozinha.
Cresceu e quando passeava pelo campo encontrou um homem muito bonito e rico, logo á primeira vista apaixonaram-se e aproveitaram parte do dinheiro para comprarem uma casa onde iriam viver.
Um dia estavam em casa os dois e ouviram bater a porta, a menina foi abrir a porta e eram os seus pais, ela fica muito contente.
Tiveram filhos e viveram felizes para sempre.

Joana Portugal. nº 7, 6º G

O Rapaz Mágico

Era uma vez, um rapaz que vivia numa floresta um dia decidiu ir dar uma volta pela floresta enquanto passeava encontrou uma pedra mágica, o rapaz admirado apanhou pensando que a pedra continha poderes mágicos.


Quando a apanhou e sentiu-se mais leve e mais forte parecia que o seu sonho de ser mágico, se estava a realizar. Enquanto estava a apreciar a pedra sentiu que alguém o estava a chamar a sua atenção, olhou para baixo e viu um duende que lhe disse para o seguir. O rapaz muito assustado foi com o duende O sitio para onde o duende encaminhava era uma aldeia mágica. O rapaz estava tão admirado com aquele sítio que de repente e tudo apagou-se era os ogres que tinham acabado de chegar mas o rapaz não estava a perceber nada de nada do que se passava então percebeu que a aldeia estava a ser invadida por ogres então lembrou-se da pedra e que tinha apanhado.Entao e usou-a para combater os ogres no fim do combate contra os ogres a aldeia ficou salva para sempre como toda a floresta.


André Mendonça e

Nazaré Fabião Nª3 e ª14 6ªG

A Crise de Sucessão

Era uma vez uma Cidade chamada Porcolandia, uma cidade de porcos entre os mais famosos Porco-Rei e Porquinho-Príncipe .


Porquinho-Príncipe adorava deitar-se entre as flores do prado, entretanto o Rei adoeceu e necessitava que chamassem o seu filho para falar com ele. Ele disse que não aguentava mais e precisava que o seu filho fosse aclamado Rei quando tivesse 18 Nicis (anos de Porco), e como o seu aniversário era daqui a uns dias, que nesse dia fosse Aclamado Rei.

Chegou o dia, o Porquinho- Príncipe foi aclamado Rei, mas no entanto Porco-Rei morrera!!!

Entretanto Porquinho- Príncipe tornou-se muito desastrado, devido á sua sucessão, por isso contratou um Mordomo-Rato, Porquinho-Príncipe não sabia que se tratava do malvado vilão de Porcopólis.

Mordomo-Rato tentara envenenar Porquinho-Príncipe mas não conseguira, tentou, tentou durante anos e anos até que conseguiu envenená-lo.Para Festejar assou Porquinho-Príncipe no Forno, ao comer ficou tão cheio, mas tão cheio que voou até Porcopólis.

E assim Porcolândia ficou sem Rei.



Nome: João de Carvalho e Raquel Brazão

Turma/Ano: 6º G

Nº: 8 e 21

O Palácio Enfeitiçado

Era uma vez um príncipe que vivia dentro de um palácio encantado com a sua mãe, eles nunca tinham saído de casa porque quando eram mais novos uma fada trancou-os a sete chaves. A única maneira de serem salvos era por uma jovem princesa.


O que ela tinha de fazer era apenas procurar a chave para os destrancar.

Um dia, mais tarde a princesa tão esperada perdeu-se no deserto e encontrou umas chaves na areia. Não sabia o que fazer continuou a caminhar, até que ao longe um palácio, foi ver de perto e encontrou uma porta trancada, onde encaixou as chaves que tinha encontrado, a princesa conforme deu a sétima volta á fechadura da porta abriu, ela ficou curiosa e entrou.

Escutou alguém a falar e foi ver o que se passava, quando se reuniram os três falaram da história do príncipe e da sua mãe. Quando ouviu a historia a princesa levou-os imediatamente para a porta.

Pela primeira vez em nove anos o príncipe e a sua mãe saíram do palácio .

Juntos procuraram o palácio da princesa, passaram cinco horas de caminhada até chegarem ao palácio da jovem, o seu pai pediu-lhes para ficarem, e assim foi , depois de muito tempo a conversarem foram-se deitar todos contentes.

E juntos viveram felizes para sempre.

Rafaela Ramalhão e Tiago Coelho 6ºG

domingo, 3 de outubro de 2010

Regresso às Aulas As férias chegaram ao fim. É altura de regressar à rotina diária, nomeadamente às aulas. Antes do regresso às aulas de mais um ano lectivo, há todo um ritual que é preciso cumprir, nomeadamente a compra de livros e restante material escolar, arrumar mochilas, consultar os horários das reuniões… Através uma pequena entrevista, alguns alunos do 5ºD e 5ºF dizem como prepararam o regresso às aulas e se alguns deles sentiram saudades da escola e dos professores.

1. Que recordações tens do teu primeiro dia de aulas do ano passado?
2. Costumas ter saudades das aulas e estudas quando estás de férias?
3. Como costumas preparar o teu regresso às aulas?
4. Qual é o teu maior desejo para este novo ano lectivo?


5ºD, Rúben Morais ‏
1. No primeiro dia de aulas lembro-me de estar ansioso por ver os meus amigos e as minhas professoras e também estava curioso para ver o que eu ia aprender nesse ano.
2. Sim, tenho saudades das aulas das professoras e dos meus amigos. Nas férias costumo estudar pelos livros da escola e também leio livros de aventuras.
3. Costumo fazer contas, cópias e ditados e organizar o material escolar na minha mochila.
4. O meu desejo é ser um aluno aplicado e completar o ano lectivo com boas notas.

5ºD, Barbara Vicente
1. A recordação que eu tenho é de estar nervosa porque era o último ano no 1º Ciclo e sentia uma grande responsabilidade.
2. Sim, costumo ter saudades das aulas da prof.ª Teresa Nora mas não estudo nas férias e se estudar é só uma hora por dia.
3. Quando penso que vou regressar às aulas sinto-me nervosa, com pensamentos negativos (que vou chumbar ou coisa assim) mas procuro animar-me.
4. O meu maior desejo é passar de ano para tirar um curso de medicina.

5ºD, João Paulo de Brito Sousa‏
1.
Lembro-me que quando cheguei à escola tirei fotografias antes de começar as aulas.
2. Nem sempre! Mas estudo às vezes. Também leio muito nas férias.
3. No primeiro dia de aulas, acordo cedo, preparo a mala e fico muito emocionado.
4. Espero passar de ano e entrar para o "Quadro de Honra".

5ºD, Inês Gouveia
1. Lembro-me de estar tão contente que até chorei de felicidade ao ver os meus colegas!
2. Quando canto canções que cantava na escola, relembro os meus colegas e professores e nas férias estudo para não esquecer o que aprendi!
3. Costumo preparar o regresso às aulas comprando os novos livros e outros materiais escolares.
4. O meu desejo é poder tornar a minha mente mais sábia.

5º F, Vera Martins
1. Recordo-me de por um lado ficar muito feliz por rever a minha professora e os meus colegas, mas por outro ficar triste por ser o último ano que ia estar com a professora e com alguns colegas.
2. Nas férias, tenho sempre muitas saudades e estudo para não me esquecer da matéria dada no ano anterior.
3. Costumo ir a um hipermercado e ir a uma papelaria comprar/encomendar os livros.
4. O meu maior desejo é passar para o 6º ano com cincos.

5ºF, Inês Correia‏
1. Lembro–me que, antes de entrar na sala, falei com os meus colegas da turma do ano anterior, para matar saudades, depois entrámos na sala e a professora, apresentou-se à Turma e fiquei a conhecer novos colegas. A professora falou do material escolar necessário para as aulas e como prevenir o contágio da Gripe A.
2. Sim, quando estou de férias também estudo e, embora me esteja a divertir, também tenho saudades da escola e dos colegas.
3. Revejo a matéria dada no ano lectivo anterior e compro o material para o novo ano lectivo.
4. O meu maior desejo: passar de ano e que os meus colegas também consigam esse objectivo.

5ºF, Catarina Casaca
1. No primeiro dia de aulas nesta escola pensei que os professores fossem exagerados nos TPC mas agora percebo que eles sabem equilibrar as coisas e isso é bom para os alunos.
2. Costumo ter muitas saudades da minha professora que esteve comigo quatro anos na minha escola antiga, é uma professora excelente e gosto muito dela, mas não sinto tantas saudades de muitos dos meus colegas, porque estão nesta escola e por isso vejo-os quase todos os dias. Eu normalmente não estudo nas férias mas leio algumas vezes coisas dos anos anteriores e este ano até comprei um livro para me preparar para o 5ºano.
3. Normalmente vou encomendar os livros umas três semanas antes. Quando faltam dias ou semanas para as aulas começarem, escolho uma mochila e vejo o que preciso de comprar mais.
4. O meu desejo é que este ano não tenha nenhuma negativa e gostava de ir ao teatro com a minha nova turma.

5ºF, Teresa Nazaré
1. A recordação que eu tenho do meu primeiro dia de aulas do ano passado é de ter revisto os meus colegas, a professora, e os meus amigos. Também me recordo de contar e ouvir histórias das férias dos meus amigos.
2. Eu costumo ter saudades das aulas e só estudo nas férias de vez em quando.
3. Eu costumo comprar os materiais depois dos professores darem a lista e preparo as minhas roupas da escola antes que as aulas comecem.
4. O meu maior desejo para este novo ano lectivo é passar de ano e que corra tudo bem.