domingo, 3 de outubro de 2010

Regresso às Aulas As férias chegaram ao fim. É altura de regressar à rotina diária, nomeadamente às aulas. Antes do regresso às aulas de mais um ano lectivo, há todo um ritual que é preciso cumprir, nomeadamente a compra de livros e restante material escolar, arrumar mochilas, consultar os horários das reuniões… Através uma pequena entrevista, alguns alunos do 5ºD e 5ºF dizem como prepararam o regresso às aulas e se alguns deles sentiram saudades da escola e dos professores.

1. Que recordações tens do teu primeiro dia de aulas do ano passado?
2. Costumas ter saudades das aulas e estudas quando estás de férias?
3. Como costumas preparar o teu regresso às aulas?
4. Qual é o teu maior desejo para este novo ano lectivo?


5ºD, Rúben Morais ‏
1. No primeiro dia de aulas lembro-me de estar ansioso por ver os meus amigos e as minhas professoras e também estava curioso para ver o que eu ia aprender nesse ano.
2. Sim, tenho saudades das aulas das professoras e dos meus amigos. Nas férias costumo estudar pelos livros da escola e também leio livros de aventuras.
3. Costumo fazer contas, cópias e ditados e organizar o material escolar na minha mochila.
4. O meu desejo é ser um aluno aplicado e completar o ano lectivo com boas notas.

5ºD, Barbara Vicente
1. A recordação que eu tenho é de estar nervosa porque era o último ano no 1º Ciclo e sentia uma grande responsabilidade.
2. Sim, costumo ter saudades das aulas da prof.ª Teresa Nora mas não estudo nas férias e se estudar é só uma hora por dia.
3. Quando penso que vou regressar às aulas sinto-me nervosa, com pensamentos negativos (que vou chumbar ou coisa assim) mas procuro animar-me.
4. O meu maior desejo é passar de ano para tirar um curso de medicina.

5ºD, João Paulo de Brito Sousa‏
1.
Lembro-me que quando cheguei à escola tirei fotografias antes de começar as aulas.
2. Nem sempre! Mas estudo às vezes. Também leio muito nas férias.
3. No primeiro dia de aulas, acordo cedo, preparo a mala e fico muito emocionado.
4. Espero passar de ano e entrar para o "Quadro de Honra".

5ºD, Inês Gouveia
1. Lembro-me de estar tão contente que até chorei de felicidade ao ver os meus colegas!
2. Quando canto canções que cantava na escola, relembro os meus colegas e professores e nas férias estudo para não esquecer o que aprendi!
3. Costumo preparar o regresso às aulas comprando os novos livros e outros materiais escolares.
4. O meu desejo é poder tornar a minha mente mais sábia.

5º F, Vera Martins
1. Recordo-me de por um lado ficar muito feliz por rever a minha professora e os meus colegas, mas por outro ficar triste por ser o último ano que ia estar com a professora e com alguns colegas.
2. Nas férias, tenho sempre muitas saudades e estudo para não me esquecer da matéria dada no ano anterior.
3. Costumo ir a um hipermercado e ir a uma papelaria comprar/encomendar os livros.
4. O meu maior desejo é passar para o 6º ano com cincos.

5ºF, Inês Correia‏
1. Lembro–me que, antes de entrar na sala, falei com os meus colegas da turma do ano anterior, para matar saudades, depois entrámos na sala e a professora, apresentou-se à Turma e fiquei a conhecer novos colegas. A professora falou do material escolar necessário para as aulas e como prevenir o contágio da Gripe A.
2. Sim, quando estou de férias também estudo e, embora me esteja a divertir, também tenho saudades da escola e dos colegas.
3. Revejo a matéria dada no ano lectivo anterior e compro o material para o novo ano lectivo.
4. O meu maior desejo: passar de ano e que os meus colegas também consigam esse objectivo.

5ºF, Catarina Casaca
1. No primeiro dia de aulas nesta escola pensei que os professores fossem exagerados nos TPC mas agora percebo que eles sabem equilibrar as coisas e isso é bom para os alunos.
2. Costumo ter muitas saudades da minha professora que esteve comigo quatro anos na minha escola antiga, é uma professora excelente e gosto muito dela, mas não sinto tantas saudades de muitos dos meus colegas, porque estão nesta escola e por isso vejo-os quase todos os dias. Eu normalmente não estudo nas férias mas leio algumas vezes coisas dos anos anteriores e este ano até comprei um livro para me preparar para o 5ºano.
3. Normalmente vou encomendar os livros umas três semanas antes. Quando faltam dias ou semanas para as aulas começarem, escolho uma mochila e vejo o que preciso de comprar mais.
4. O meu desejo é que este ano não tenha nenhuma negativa e gostava de ir ao teatro com a minha nova turma.

5ºF, Teresa Nazaré
1. A recordação que eu tenho do meu primeiro dia de aulas do ano passado é de ter revisto os meus colegas, a professora, e os meus amigos. Também me recordo de contar e ouvir histórias das férias dos meus amigos.
2. Eu costumo ter saudades das aulas e só estudo nas férias de vez em quando.
3. Eu costumo comprar os materiais depois dos professores darem a lista e preparo as minhas roupas da escola antes que as aulas comecem.
4. O meu maior desejo para este novo ano lectivo é passar de ano e que corra tudo bem.

1 comentário:

  1. Eu também me lembro do meu primeiro dia de aulas, quando fui para o 5ºano, e já lá vão uns aninhos... estava muito nervosa e ansiosa por conhecer os novos professores e as novas disciplinas. Pela 1ªvez ia ter música, educação física e trabalhos manuais(o EVT da altura)! e os livros novos todos plastificados, era um ritual que fazia com a minha mãe... gostava de pôr o meu nome nos livros. Lembro-me também que fui eleita delegada!!! Andava muito contente. Belos tempos...aproveitem estes anos e um bom ano lectivo para todos.

    ResponderEliminar