quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Receitas com castanhas ou marmelos

Já chegou o São Martinho! A 11 de Novembro é tradição comer-se castanhas.
Para lembrar a data, os alunos do 5ªD querem partilhar as receitas que encontraram . São receitas com castanhas e marmelos, frutas da época, bem saborosas. Da sopa aos bolos, das receitas económicas às luxuosas, aqui encontrarás tudo para uma ementa diferente.
E que tal pedir ajuda a um adulto e experimentar fazer uma delas?


Tartes de marmelo

Ingredientes:
1 Ovo
90 gr de açúcar
70 gr de manteiga
1 Colher de sopa de azeite
2 Colheres de sopa de leite
1 Colher de sopa de aguardente
½ Colher de chá de canela em pó
175 gr de farinha
1 Marmelo
50 gr de açúcar
50 gr de pinhões salteados em azeite

Preparação:
Para o marmelo: cozinhar o marmelo, previamente descascado e sem pevides, em água com açúcar. Assim que estiver cozinhado, retira-se, esmaga-se com um garfo e misturam-se os pinhões. Fazer um creme com o açúcar e a manteiga. Adicionar os ovos e bater. Adicionar o azeite, o leite a aguardente e a canela. Adicionar a farinha. Embrulhar em película aderente e reservar no frigorífico por uma hora. Esticar a massa sobe uma superfície enfarinhada e cortar os discos no tamanho desejado. No centro de um disco coloca-se um pouco da mistura de marmelo, pincela-se o rebordo com gema de ovo e cobre-se com outro círculo de massa. Vai ao forno a 180ºc por 5 minutos.

Empratamento:
Num copo de martini coloca-se um pouco da mousse de marmelo e de seguida um pouco da mousse de castanha. Apresenta-se a tarte de marmelo ao lado do copo.


Receitas fornecidas pelo restaurante DOP, do chefe Rui Paula.

Recolha de Cristiana Freitas, 5º D


Sopa de Castanhas com “ asas de morcego “ e lavagante


Esta sopa é uma criação do chefe de cozinha Henrique Mouro, do restaurante Assinatura e faz parte da ementa actual. Há também um pudim de castanhas e abóbora e canela, além de outros pratos com castanhas que podem surgir no dia–a–dia. “Asas de morcego” é o que alguns lugares de Portugal chamam às “Trompetas da Morte”, um cogumelo que, não tendo grande aspecto, é delicioso.

Ingredientes para quatro pessoas
600 gr de castanhas
8 dl de caldo de galinha
200 gr de lavagante
200 gr de cogumelos de “asas de morcego”
2 chalotas
1 cebola
1 dente de alho
100 gr de alho porro
Tomilho
80 gr de manteiga de ovelha
600 gr de broa de milho
erva doce
Sal
Pimenta

Preparação
Suar a cebola, alho porro e o dente de alho num pouco de manteiga, adicionar as castanhas já peladas e molhar com caldo de galinho e deixar cozinhar durante 40 minutos. Temperar com sal e pimenta e com erva-doce. Passar a creme com ajuda de uma varinha mágica. Escaldar o lavagante em água e sal, descascar e cortar em medalhões, aproveitando o “coral” junto à cabeça para trabalhar com a broa de milho esfarelada, manteiga de ovelha, tomilho, sal e pimenta. Suar os medalhões do lavagante num pouco de manteiga de ovelha. Saltear os cogumelos com chalotas picadas, manteiga e tomilho.
Receita fornecida pelo restaurante Assinatura, do chefe Henrique Mouro.

Recolha de: Gonçalo Mota, 5º D

Mousse de marmelo

Ingredientes:
150ml de natas
300gr de creme fresco
100gr de açúcar
1 Marmelo
Vinho do Porto q.b.
1 Pau de canela
Mel q.b.
Preparação:
Bater o creme fresco com o açúcar ate este se dissolver. Bater natas e envolver nestas o creme fresco. Cozinhar o marmelo, previamente descascado e sem prevides, com vinho tinto, pau de canela e o mel. Assim que tiveram moles, retirar, deixar esfriar um pouco e cortar em cubos pequenos. Envolve-se o marmelo cotado no preparado anterior.

Recolha de: Filipa Urbano,5ºD


Praliné de Castanhas


Ingredientes:
500g de castanhas
50g de amêndoa sem pele
50g de açúcar
100g de manteiga
150g de açúcar
4 gemas
½ cálice de vinho do Porto
2 dl de natas
50 g de açúcar
½ l de vinho tinto
200 g de açúcar
Preparação:
Coza as castanhas em água a ferver. Entretanto caramelize 50g de açúcar com uma colher de sopa de água. Adicione as amêndoas, envolva bem e deite o preparado em cima de uma folha de papel vegetal previamente untada com manteiga. Deixe arrefecer. Triture grosseiramente as amêndoas caramelizadas e reserve-as. Reduza a puré as castanhas e junte as gemas batidas com o açúcar. Leve ao lume a engrossar. Retire do lume e adicione a manteiga em pedacinhos, o cálice de vinho do Porto e parte do praliné picado, reserve um pouco para decorar. Bata as natas com 500g de açúcar e envolva com o creme de castanha. Enforme e leve ao congelador entretanto, ferva o vinho com o açúcar até começar a engrossar.
Desenforme o doce, corte em fatias e sirva com um pouco de praliné e molho de vinho tinto.



Inês Gouveia – 5ºD nº 13


Castanhas cozidas com vinho verde

Ingredientes:
500g de castanhas
400g de geleia de marmelo
1 colher de chá de erva doce
1 pau de canela
6 grãos de pimenta rosa
1 garrafa de vinho verde de boa qualidade

Preparação:
Escalde as castanhas durante cerca de 4/5 minutos em água a ferver e, ainda quentes, descasque-as. Coloque-as num tacho e cubras com vinho verde. Adicione a geleia, a erva-doce, o pau de canela e a pimenta. Deixe ferver até cozerem. Retire as castanhas com cuidado e deixe reduzir o vinho. Sirva como sobremesa ou, se preferir, coloque-as dentro de um frasco previamente esterilizado.

Recolha de: Bárbara Vicente, 5º D

1 comentário:

  1. Olá meninos! Que saborosas parecem as vossas receitas! Hoje, Dia de S. Martinho, vou experimentar cozinhar pelo menos uma dedlas. Depois digo-vos se ficou bom! Eunice

    ResponderEliminar